Página Inicial > Notícias > Campus gradua acadêmicos de Artes Visuais

Campus gradua acadêmicos de Artes Visuais

Cerimônia foi realizada no dia 30 de abril no Auditório Zezé Cassas.
  • Maycon Rangel
  • publicado 02/05/2019 12h44
  • última modificação 02/05/2019 12h46

Reitor Roberto Brandão outorga grau a formandos de Licenciatura em Artes Visuais

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São Luís – Centro Histórico realizou na noite de terça-feira, 30 de abril, a colação de grau do curso de Licenciatura em Artes Visuais, realizada no Auditório Zezé Cassas. A cerimônia reuniu formandos, familiares, amigos, gestores e servidores do Instituto.

O orador da turma, Adson Luis de Carvalho, destacou o papel das artes para o desenvolvimento humano e a formação do espírito crítico. “Em tempos em que pensar pode ser perigoso, o ensino das artes pode ser libertador. Lutemos por liberdade!”.

A formanda Rossana Maria Gomes, que começou no IFMA como estudante do curso técnico em Artesanato, expressa a felicidade com a conquista. “Esse é um momento único. A gente quebrou várias barreiras e pôde, ao longo do curso, ir se aperfeiçoando em habilidades artísticas e descobrindo como ser professor. Acabei descobrindo também a paixão pela Gerontologia”, declara a estudante, que pesquisou como tema de monografia a contribuição dos grupos de convivência de São Luís – igrejas, associações, entre outros – para a descoberta das artes visuais na velhice. A partir de agora, a nova professora de Artes Visuais pretende fazer concursos e seletivos na área, bem como ministrar aulas para idosos.

Novos caminhos

O reitor Roberto Brandão mencionou o compromisso do IFMA com a oferta de educação pública, gratuita e de qualidade e desejou êxito aos novos professores na nova jornada. “Uma nova caminha se inicia agora para vocês. Aproveitem as oportunidades e continuem buscando o conhecimento. O Instituto Federal do Maranhão continua de portas abertas para contribuir com vocês nessa caminhada!”.

O diretor-geral do Campus Centro Histórico, Paulo Batalha, falou sobre a formação cidadã que perpassa as ações do Instituto nos eixos de ensino, pesquisa e extensão, buscando-se ir além da formação técnica. “Desejo a todos vocês muito sucesso. Que cada erro sirva para o aprendizado e a superação. Alcem voos em busca de seu próprio destino!”.

O paraninfo da turma, Almir Valente, agradeceu aos estudantes pelos aprendizados mútuos construídos ao longo da graduação. “A educação não se dá somente no âmbito do conhecimento/sabedoria, mas da afetividade. Agradeço pelo aprendizado que obtive a partir do convívio com vocês”.

A mesa de honra da cerimônia foi composta também pela diretora Ensino do campus, Luciene Amorim; pela chefe do Departamento de Ensino, Margareth Oliveira; e pelo patrono da turma, professor Marcos Ramusyo.