Página Inicial > Notícias > Curso de Artes Visuais lança filme sobre questão ambiental

Curso de Artes Visuais lança filme sobre questão ambiental

Lançamento aconteceu na tarde da última segunda-feira (17), no Campus centro Histórico.
  • publicado 25/06/2019 17h30
  • última modificação 25/06/2019 17h32

Os alunos do sétimo período do curso de licenciatura em Artes Visuais lançam seu primeiro filme curta metragem na última segunda-feira (24), às 16h, no Auditório do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São Luís – Centro Histórico. O filme “Na Rua Não” faz uma reflexão sobre a questão ambiental, em especial sobre a poluição da água que poderá comprometer a sustentabilidade da vida no planeta. Aborda ainda a necessidade de que cada um faça a sua parte para não sofrer as consequências futuramente com a degradação do meio ambiente.

O filme foi produzido durante o primeiro semestre de 2019 na disciplina de Linguagem e Narrativa Cinematográfica, ministrada pela professora Ana Patrícia de Freitas Choairy, e contou com o apoio do professor de Música, Robson de Melo, na realização do som do filme. Segundo a professora Ana Patrícia Choairy, “a intenção do projeto era possibilitar a aprendizagem da linguagem cinematográfica pelos estudantes, através da experimentação e vivência prática. Os estudantes desenvolveram vários roteiros, mas somente um foi escolhido para ser executado por toda a turma que foi dividida em equipes que exerceram funções específicas da produção cinematográfica, tais como direção geral, direção de fotografia, direção de arte, montagem entre outras”, disse. Todo o elenco do curta também é formado por alunas da turma

A estudante Luciana Thayna, roteirista do curta, disse que a experiência foi desafiadora e gratificante, pois conhecer o processo técnico do cinema e a linguagem cinematográfica trouxe aprendizados para toda a turma e que culminaram com o curta Na Rua Não. “O lançamento do nosso filme só nos mostra que através da arte podemos sensibilizar, refletir e conscientizar as pessoas sobre temas importantes para todos, como a questão da contaminação e escassez da água”, destacou.

Para a professora de Química Adriana Barbosa, convidada da turma para assistir ao pré-lançamento, o curta Na Rua Não traz uma temática bastante atual e deve ser aproveitado no trabalho de docentes e de gestores públicos como instrumento didático para a educação ambiental. A professora Ana Patrícia Choairy explica que o curta estará disponível após o lançamento para a comunidade acadêmica que poderá utilizar o material em sala de aula para discutir diferentes questões, como respeito que se deve ter como cidadão com a cidade, com o outro e com a preservação da vida.