Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Curso de Artes Visuais lança filme sobre questão ambiental
Início do conteúdo da página Notícias

Curso de Artes Visuais lança filme sobre questão ambiental

Lançamento aconteceu na tarde da última segunda-feira (17), no Campus centro Histórico.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 25/06/2019 17h30
  • última modificação 25/06/2019 17h32

Os alunos do sétimo período do curso de licenciatura em Artes Visuais lançam seu primeiro filme curta metragem na última segunda-feira (24), às 16h, no Auditório do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São Luís – Centro Histórico. O filme “Na Rua Não” faz uma reflexão sobre a questão ambiental, em especial sobre a poluição da água que poderá comprometer a sustentabilidade da vida no planeta. Aborda ainda a necessidade de que cada um faça a sua parte para não sofrer as consequências futuramente com a degradação do meio ambiente.

O filme foi produzido durante o primeiro semestre de 2019 na disciplina de Linguagem e Narrativa Cinematográfica, ministrada pela professora Ana Patrícia de Freitas Choairy, e contou com o apoio do professor de Música, Robson de Melo, na realização do som do filme. Segundo a professora Ana Patrícia Choairy, “a intenção do projeto era possibilitar a aprendizagem da linguagem cinematográfica pelos estudantes, através da experimentação e vivência prática. Os estudantes desenvolveram vários roteiros, mas somente um foi escolhido para ser executado por toda a turma que foi dividida em equipes que exerceram funções específicas da produção cinematográfica, tais como direção geral, direção de fotografia, direção de arte, montagem entre outras”, disse. Todo o elenco do curta também é formado por alunas da turma

A estudante Luciana Thayna, roteirista do curta, disse que a experiência foi desafiadora e gratificante, pois conhecer o processo técnico do cinema e a linguagem cinematográfica trouxe aprendizados para toda a turma e que culminaram com o curta Na Rua Não. “O lançamento do nosso filme só nos mostra que através da arte podemos sensibilizar, refletir e conscientizar as pessoas sobre temas importantes para todos, como a questão da contaminação e escassez da água”, destacou.

Para a professora de Química Adriana Barbosa, convidada da turma para assistir ao pré-lançamento, o curta Na Rua Não traz uma temática bastante atual e deve ser aproveitado no trabalho de docentes e de gestores públicos como instrumento didático para a educação ambiental. A professora Ana Patrícia Choairy explica que o curta estará disponível após o lançamento para a comunidade acadêmica que poderá utilizar o material em sala de aula para discutir diferentes questões, como respeito que se deve ter como cidadão com a cidade, com o outro e com a preservação da vida.

registrado em:
Fim do conteúdo da página