Página Inicial > Notícias > IFMA realiza colação de grau no Campus Centro Histórico

IFMA realiza colação de grau no Campus Centro Histórico

Participaram da cerimônia de colação de grau dois alunos concluintes do curso de Licenciatura em Artes Visuais.
  • publicado 01/10/2019 14h16
  • última modificação 01/10/2019 14h16

Formandos da turma Salvador Dalí, do curso de Licenciatura em Artes Visuais do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São Luís – Centro Histórico, comemoraram o encerramento de mais um ciclo durante a cerimônia de colação de grau realizada na noite da última quinta-feira (26). A celebração contou com dois alunos concluintes, além de servidores, familiares e amigos que compareceram ao Auditório Zezé Cassas.

Após a composição da mesa solene e a entrada dos formandos juntamente com a paraninfa Rose de Lima, o reitor Roberto Brandão abriu oficialmente a cerimônia. Em seu discurso, ele destacou que a quantidade de formandos não diminuía a importância do momento. Brandão aconselhou os formandos a não deixarem passar as oportunidades profissionais. “Nós trabalhamos pela oportunidade de incluir pessoas. E vocês vão capitanear essas pessoas para terem uma vida melhor. Vamos persistir até a consolidação do projeto da educação profissional e tecnológica”, frisou.

Já o diretor-geral Paulo Batalha saudou servidores e familiares dos concluintes e resgatou um pouco da história centenária da instituição, que segundo ele honra sua tradição, sua missão e sua trajetória. “Entregamos profissionais qualificados, mas acima de tudo pessoas com clareza de seu compromisso ético”, comentou.

O orador da turma, o formando Luís Cláudio Rocha, a decisão de cursar a licenciatura em Artes Visuais foi muito bem pensada, porque a instituição proporciona atividades práticas – como laboratórios de cerâmica e fotografia, por exemplo – e oportunidades de fazer parte de projetos de pesquisa. Já formado em Publicidade e Propaganda e diagramador concursado pelo IFMA desde 2014, ele revela planos para o futuro. “Eu entrei na graduação pensando que eu não ia me interessar pela docência e hoje eu tenho uma visão totalmente diferente”, contou.

Já a sergipana Fernanda Evangelista foi juramentista da turma. Ela conta que sempre teve vontade de fazer um curso de licenciatura. “Quando eu entrei aqui, eu conheci um novo universo. Eu pude entrar em projetos de pesquisa, que eu ainda pretendo continuar. Eu fiz várias viagens para apresentar trabalhos e aprendi muitas coisas”, afirmou.

A mesa solene da cerimônia teve a participação da coordenadora do curso, professora Luciana Barros; da parafinfa, professora Rose de Lima; do diretor-geral do campus, professor Paulo Batalha; e do reitor do Instituto, professor Roberto Brandão.

Clique aqui para ver todas as fotos