Página Inicial > Notícias > Dia de princesa africana no Campus Centro Histórico

Dia de princesa africana no Campus Centro Histórico

A atividade estimula respeito e valorização da cultura africana e afro-brasileira, empoderamento feminino e elevação da autoestima
  • Ascom, com informações do campus
  • publicado 07/10/2019 11h16
  • última modificação 07/10/2019 11h16

Projeto de Extensão IFMAGIA envolve crianças de 4 a 12 anos.

Meninas integrantes da instituição Casa do Bairro participaram, na manhã do último dia 5 de outubro, da Oficina de Princesas Africanas. O evento, que envolve quinze crianças, aconteceu no Instituto Federal do Maranhão – Campus Centro Histórico – por meio do Projeto de Extensão IFMAGIA, desenvolvido por professores da escola – que trabalham há 6 anos com crianças de 4 a 12 anos – levando a elas a magia do cinema, além de atividades artísticas e culturais.

Segundo a idealizadora e coordenadora do projeto, professora Ana Patrícia de Freitas Choairy, o objetivo da oficina era atender uma demanda feita pelas próprias crianças em outra atividade do projeto, onde disseram que o sonho delas era ser uma princesa. “Nossa ideia foi revelar a elas outros tipos de princesas que se aproximassem mais da realidade delas, com as quais pudessem se identificar e que lhes assegurassem o respeito e valorização da cultura africana e afro-brasileira, o empoderamento feminino e a elevação da autoestima”, destacou.

A professora Rosiana Freitas da Silva, coordenadora da atividade e integrante da equipe do IFMAGIA, explica que a oficina foi muito importante, pois ajudou a criar no imaginário das meninas “uma referência de realeza não mais associada às referências europeias, mas sim a ancestralidade de realeza pertencente a toda menina negra”. Outro aspecto registrado pela professora foi evidenciar para as meninas que “as princesas africanas, diferentemente da maioria das princesas dos contos de fadas e dos filmes infantis, são guerreiras, fortes, não vivem para ter um príncipe encantado, mas sim para ter autonomia e serem protagonistas de sua própria história”.

Na programação da atividade houve dança africana, realizada voluntariamente pelo grupo GDAM, contação de histórias de contos africanos sobre princesas, desenvolvida pela professora de Teatro, Jacqueline Mendes, que também faz parte da equipe do projeto. O evento contou ainda com a participação de estudantes de Eventos, Hospedagem e da Licenciatura em Artes Visuais, responsáveis pela execução da transformação das meninas em princesas africanas, com direito a penteados e maquiagem afros.

Ao final, os alunos de Processos Fotográficos fizeram um ensaio registrando o resultado da transformação e o contentamento das meninas, o qual irá compor uma exposição na Semana da Consciência Negra. Para a pequena Vitória Machado de apenas 6 anos “ser princesa é ser boa, é não fazer coisas erradas, é ser bem forte e bem bonita”, finalizou.

Curso de Roteiro

Além da Oficina de Princesas Africanas com as meninas, o Projeto IFMAGIA, realizou neste mesmo dia, o Curso de Roteiro para Cinema, ministrado pela professora Ana Patrícia Choairy para jovens estudantes do IFMA, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em parceria com a disciplina de Língua Portuguesa, ministrada pelo professor Vilton Soares. No curso, os estudantes receberam diversas informações e orientações para o desenvolvimento de roteiros cinematográficos, especialmente roteiros adaptados de obras literárias. “Nossa intenção é promover atividades que despertem o interesse de adolescentes e jovens para a produção audiovisual, fazer com que através da arte possam expor suas ideias, inquietações e sentimentos”, afirmou.

Professora Ana Patrícia Choairy, idealizadora e coordenadora do projeto.

Estão previstas ainda este mês mais duas atividades do Projeto IFMAGIA, alusivas ao Dia das Crianças, sendo uma dia 11 no Centro Comunitário São João Batista, em que haverá sessão de cinema com pipoca, e a outra dia 19 de outubro com crianças do bairro do Desterro, que já ocorre todos os anos no próprio Campus Centro Histórico. Envolve mais de 40 voluntários que participam do Projeto, além de alunos, servidores, funcionários terceirizados lotados no campus e famílias dos discentes que contribuem com doação de brinquedos novos, lanche e apoio durante a preparação do evento. Quem tiver interesse em doar brinquedos novos, a coordenação do projeto explica que pode entregar para os alunos do segundo ano de Eventos Integrado (turno matutino).