Página Inicial > Notícias > Projeto Ifmagia mobiliza crianças da Casa do Bairro

Projeto Ifmagia mobiliza crianças da Casa do Bairro

Há cinco anos o Projeto de Extensão discute a importância do respeito por meio da magia do cinema.
  • Ascom, com informações do campus
  • publicado 22/10/2019 10h36
  • última modificação 22/10/2019 10h36

Diretor do campus, professor Paulo Batalha, fala sobre a importância de ser criança e estudar

O Instituto Federal do Maranhão – Campus Centro Histórico – recebeu, no último dia 19 de outubro, quarenta crianças de 4 a 12 anos, da instituição Casa do Bairro, localizada no Desterro, para participarem da programação de encerramento das comemorações do Dia das Crianças. A ação integra o Projeto de extensão Ifmagia, que há cinco anos discute a importância do respeito, através da magia do cinema e de atividades artísticas e culturais. Este ano o respeito à cultura negra e às diferenças são os temas abordados nas ações.

Na Programação do sábado uma recepção com música e dança feita pela aluna de Eventos, Anny Kamyly, abertura com boas-vindas da diretora de ensino, Luciene Amorim e do diretor geral, Paulo Batalha que destacaram a importância de ser criança, de estudar e sonhar com o futuro. Em seguida, foi exibido o filme “Dumbo”, com a ideia de levar às crianças uma reflexão sobre a importância de respeitar as diferenças. Após a exibição, alunas da Licenciatura em Artes Visuais realizaram oficina de pintura com o tema do filme, momento em que as crianças puderam expressar sua criatividade e dizer o que acharam das cenas. Ao final, foram agraciadas com brinquedos doados por servidores do Campus.

A coordenadora do Projeto, Ana Patrícia Choairy, comentou que a Casa do Bairro já é parceira do Projeto há três anos e desde então as crianças de lá têm participado das ações do Ifmagia que buscam sempre mostrar para as crianças a necessidade de respeitar o outro, promover a cultura da paz e a valorização da diversidade cultural. “O cinema é o meio ideal para discutirmos e refletirmos sobre esses temas, pois tem linguagem acessível e as crianças compreendem bem. Dessa forma buscamos contribuir para um ambiente mais inclusivo, em que as meninas e os meninos cresçam respeitando o outro em toda a sua singularidade”, destacou a professora.

A pequena Sofia, de 5 anos, disse que gostou muito do Dumbo. “Eu achei ele bonito e fofinho”. Já Pedro, de 7 anos, registrou que gostou muito do final, pois as pessoas ajudaram o elefante a voltar pra casa com a sua mãe. “Achei o final do filme bonito, porque todos conseguiram melhorar e foram felizes”, complementou.

O Projeto Ifmagia ocorre todos os anos no segundo semestre e reúne estudantes das Turmas de Eventos Integrado (segundo ano), Licenciatura em Artes Visuais e subsequente de Processos Fotográficos. Para as ações do mês de outubro contou ainda com apoio de alunos dos Cursos Integrados de Meio Ambiente e Artes Visuais.

A aluna da Licenciatura em Artes Visuais, Luciana Thayna, que participa como voluntária do Projeto pela primeira vez, conta que está amando e que o Projeto é muito especial. Estão previstas ainda para este ano a produção de um curta metragem infantil  sobre as Princesas Africanas, uma exposição fotográfica, como parte da programação da Semana da Consciência Negra.