Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > IFMA promove atividades na Semana Nacional do Idoso
Início do conteúdo da página Notícias

IFMA promove atividades na Semana Nacional do Idoso

Programação contou com oficinas, rodas de conversa e outras ações relacionadas a temáticas da Velhice.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus
  • publicado 31/10/2019 13h42
  • última modificação 31/10/2019 15h30

O Grupo de Pesquisa Velhice, Cultura e Sociedade (GEVCS), do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São Luís – Centro Histórico, participou da Semana Nacional do Idoso 2019, com uma série de atividades realizadas ao longo dos meses de setembro e outubro. Neste ano, a Semana do Idoso teve como tema Empreendedorismo e protagonismo da pessoa idosa e foi organizada pelo Comitê de Valorização da Pessoa Idosa (CPVI) e pela Rede Nacional de Defesa e Proteção dos Direitos da Pessoa Idosa/RENADI-MA.

“Neste ano, a participação do GEVCS na Semana do Idoso foi extremamente positiva. Buscamos ampliar a extensão, priorizando as ações externas junto aos parceiros da RENADI. Houve também o envolvimento de outros alunos e professores, que se somaram às diversas atividades que realizamos desde setembro”, destaca a coordenadora do grupo, professora Terezinha Campos.

 

Confira as atividades promovidas pelo GEVCS:

 

Oficina “Noções básicas de fotografia para iniciantes”

O objetivo da oficina foi apresentar noções básicas de fotografia, orientando os idosos participantes para o correto manuseio de uma câmera tradicional e também o recurso da câmera do celular. A proposta, focada no tema da Semana, visou ainda incentivar os participantes a executarem os registros fotográficos das atividades desenvolvidas no Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso – CAISI/São Luís, MA, por ocasião do evento. Conteúdo: (1) Orientações de segurança do equipamento; (2) Apresentação da câmera: partes que a compõe e funções; (3) Enquadramento; (4) Foco; (5) O que fotografar em eventos. O trabalho foi conduzido pela professora Ana Patrícia Choairy (IFMA-CCH) e pelas alunas Jéssica Monteles, do curso de Processos Fotográficos do IFMA/CCH, e Laura Beatriz Oliveira, do curso de Licenciatura em Artes Visuais.

Data: 3 de setembro de 2019

Local: Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso – CAISI/São Luís – MA.

 

21 de setembro – Dia Mundial do Alzheimer

A atividade alusiva ao Dia Mundial do Alzheimer (21 de setembro) contou com a participação do Grupo Conexão História – Contos & Encantos de São Luís em interação com o grupo de idosos do Espaço da Gente (EG). O Conexão História é uma ação de Teatro Patrimonial desenvolvido pelo IFMA – Campus Centro Histórico sob a coordenação da professora Janete Chaves, tendo como foco principal a educação patrimonial e a interpretação do patrimônio por meio de performances de alunos do curso técnico em Eventos subsequente ao Ensino Médio/IFMA-CCH.

A apresentação interativa realizada com os idosos do Espaço da Gente significou um exercício memorialístico com esquetes envolvendo alunos performistas representando personalidades marcantes da história maranhense: Catarina Mina, Maria Firmina dos Reis, Gonçalves Dias, Ana Amélia, Arthur Azevedo; Aluízio Azevedo e Ana Jansen.

Data: 21 de setembro de 2019

Local: Espaço da Gente (EG) – São Luís – MA

 

Roda de conversa: Empreendedorismo/Projeto Coworking

O foco da atividade foi a socialização da experiência do Projeto Coworking do IFMA, ação extensionista baseada na concepção de coworking, “um novo modelo de trabalho que tem o objetivo de incentivar a troca de ideias, compartilhamento, networking e colaboração entre diferentes pessoas/profissionais que podem ser de diferentes áreas. Entre as diversas vantagens que o coworking propicia, estão: networking, colaboração, parcerias, convívio social e amizades. O trabalho foi conduzido pela professora Ivanilde Cordeiro Pacheco (GEVCS/IFMA-CCH) e os alunos Udson Santos (GEVCS/IFMA-CCH), Mariana França e Antônio Inácio Pereira Almeida Júnior.

Data: 26 de setembro de 2019

Local: Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso – CAISI/São Luís – MA.

 

Oficina “Vestindo o direito da pessoa idosa”

A Oficina “Vestindo o Direito da Pessoa Idosa” é uma ação de arte-educação organizada pelos grupos de pesquisa Velhice, Cultura e Sociedade (GEVCS) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), sendo voltada para o público maior de 60 anos, objetivando contribuir para o conhecimento e a divulgação dos direitos fundamentais estabelecidos pelo Estatuto do Idoso. O trabalho, desenvolvido por meio da técnica de estampa com estêncil em camiseta, é uma produção de Tiago Martins Azevedo e Fernanda Evangelista, alunos do Curso de Licenciatura em Artes Visuais do IFMA/Campus São Luís – Centro Histórico vinculados aos grupos de pesquisa, e evidencia o papel da Arte no desenvolvimento do potencial criativo e na construção de uma educação para a cidadania.

Os idosos participantes foram protagonistas da atividade, produzindo a pintura de suas camisetas com ícones alusivos aos 10 Direitos Fundamentais da Pessoa Idosa estabelecidos pelo Estatuto do Idoso: Vida; Liberdade, Respeito e Dignidade; Alimentos; Saúde; Educação, Cultura, Esporte e Lazer; Profissionalização e Trabalho; Previdência Social; Assistência Social; Habitação; e Transporte.

“Nosso grupo de pesquisa teve uma participação muito importante, com ações voltadas para a pessoa idosa, principalmente com essa oficina. Essa iniciativa tem contribuído para o meu crescimento pessoal e também exerce uma responsabilidade social, levando para os idosos o conhecimento dos dez direitos fundamentais da pessoa idosa. A cada grupo que participa da oficina, eu aprendo mais, desenvolve melhor a técnica e também tenho a possibilidade de compartilhar sentimentos com esses idosos e vivenciar novos valores”, ressalta a estudante Fernanda Evangelista, ministrante da oficina.

A ação contou ainda com a participação dos alunos Ana Carolina Gesualdo, Ana Beatriz Oliveira, Laura Beatriz Oliveira (também da Licenciatura em Artes Visuais/IFMA-CCH) e Rayane de Kássia Pereira Silva (tecnóloga em Recursos Humanos).

Data: 27 setembro 2019

Local: CAISI/São Luís – MA.

 

Roda de conversa: A velhice na obra de Josué Montello

Atividade baseada na pesquisa de iniciação científica Os Guardiões de Montello: estudo da representação na velhice na obra de Josué Montello (PIBIC EM 2018/2019), desenvolvida no Instituto Federal do Maranhão – Campus São Luís Centro Histórico, cujo objetivo central foi compreender as representações da velhice na obra do referido autor, analisando modos de ver e viver o envelhecimento por personagens idosos, bem como as crenças e atitudes que conformam a imagem da velhice perante o contexto sociocultural descrito nas obras. Destaca 7 personagens protagonistas de 7 obras montellianas – A Indesejada Aposentadoria (1972), Os Tambores de São Luís (1975), Noite sobre Alcântara (1978), Cais da Sagração (1981), Largo do Desterro (1981), O Baile da Despedida (1992) e Labirinto de Espelhos (1995) – em conexão com temas centrais para a Gerontologia.

A atividade é uma produção do GEVCS, conduzida pela aluna bolsista Jeane Sousa Santana, aluna do curso técnico em Guia de Turismo do IFMA e graduanda em Letras da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), sob a orientação da professora Terezinha Campos (IFMA/CCH) e coorientação da professora Leydnayre Kirschner (IFMA/CCH). A roda de conversa traz ainda como recurso pedagógico 7 caricaturas exclusivas, produzidas especialmente para o trabalho, tendo sido geradas com base nos resultados da pesquisa desenvolvida. A arte caricatural é de autoria do Professor Mestre Diego Lobato (IFMA/CCH).

Data: 01 de outubro de 2019

Local: Auditório do Centro Cultural do Ministério Público do Maranhão / São Luís – MA.

 

Exposição – A velhice na obra de Josué Montello

Exposição temática também baseada na pesquisa Os Guardiões de Montello: estudo da representação na velhice na obra de Josué Montello (PIBIC EM 2018/2019), em Arte Caricatural de 7 personagens idosos de 7 obras de Josué Montello. As caricaturas são fruto do estudo das representações da velhice, que destaca as características físicas e psicológica dos personagens em conexão com temas centrais para a Gerontologia.

Data: 01 a 18 de outubro de 2019

Local: Foyer do Centro Cultural do Ministério Público do Maranhão/São Luís – MA.

 

Roda de conversa – Grupo de Pesquisa Velhice, Cultura e Sociedade: a experiência interdisciplinar do Instituto Federal do Maranhão – Campus São Luís-Centro Histórico

O GEVCS do IFMA/CCH vem, desde o ano de 2013, buscando contribuir para a produção e difusão de conhecimentos que contribuam para a Gerontologia enquanto campo científico multi e interdisciplinar, desenvolvendo, articulando e apoiando ações de ensino, pesquisa e extensão. Neste sentido, realizou uma Roda de conversa para 60 representantes da Secretaria Estadual da Terceira Idade, Idosos(as) Rurais, Agricultores(as) Familiares da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (FETAEMA).

A atividade fez parte do segundo módulo do Curso de Formação Política para a Terceira Idade promovido pela FETAEMA que trouxe o tema “Valorizar e reconhecer o protagonismo da terceira idade no Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais”. O objetivo foi comunicar a experiência e a contribuição do GEVCS/IFMACCH na área da Gerontologia. A Roda, conduzida pela professora Terezinha Campos (Líder do GEVCS), contou com  participação ativa dos servidores pesquisadores Márcio Aragão e Francisca Rosemary Carvalho; da professora Fernanda Evangelista; dos alunos pesquisadores Jeane Santana, Gerson Ewerton Costa, Ana Beatriz Oliveira; e da assistente social Thamires Pereira, todos membros do GEVCS e que expuseram seus objetos de estudo, trabalhos de campo, resultados obtidos, o significado de pesquisar em Gerontologia e perspectivas de continuidade. Contou ainda com a participação da professora Creudecy Costa (IFMA/CCH). Joaquim Alves de Sousa e Eliane Castro, respectivamente, Secretário e Assessora da Secretaria de Política da Terceira Idade, Idosos e Idosas Rurais da FETAEMA estiveram presentes no evento.

Data: 17 de outubro de 2019

Local: Auditório Zezé Cassas do IFMA/CCH.

Fim do conteúdo da página