Página Inicial > Notícias > Alunas do campus marcam presença em evento do Google

Alunas do campus marcam presença em evento do Google

O objetivo foi estimular a participação feminina nas áreas de engenharia, tecnologias e informática.
  • Ascom, com informações do campus
  • publicado 07/11/2019 12h32
  • última modificação 07/11/2019 12h32

Alunas do curso Técnico em Artes Visuais representaram o Campus Centro Histórico

Alunas do Instituto Federal do Maranhão – Campus Centro Histórico – participaram, entre os dias 31 de outubro, do 1º de novembro, do 1º Encontro Nacional Mind the Gap Brasil-2019. O evento, promovido pelo Google, é realizado na capital mineira, em parceria com o Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Surgiu em Israel, há mais de dez anos, por iniciativa de engenheiras da empresa com o intuito de incentivar as meninas a se formarem em ciência da computação.

Chegou ao Brasil em 2014 para promover o conhecimento do universo das ciências exatas, notadamente as engenharias, considerando o baixo número de mulheres nessa área. Este ano, foram selecionadas 80 meninas de escolas públicas de todo o país. O critério de escolha do campus foi o bom desempenho nos testes de larga escala e interesse nas áreas de tecnologia. Representaram o Campus Centro Histórico, Hellen Christi Serra, aluna do curso Técnico em Manutenção de Máquinas Industriais, Sofia Laura Silva, que cursa o Técnico em Eventos, e Nadia Jeovana Mesquita, aluna do curso Técnico em Artes Visuais.

Na programação constou palestras, oficinas, workshops, atividades práticas, momentos de bate-papo com mulheres empreendedoras e que trabalham na área das ciências exatas, visando uma mudança de olhar e de postura das mulheres e a indicação de que podem ocupar o lugar que quiserem na sociedade.