Página Inicial > Notícias > IFMA é homenageado por atuação na defesa da pessoa idosa

IFMA é homenageado por atuação na defesa da pessoa idosa

Grupo de Estudo Velhice, Cultura e Sociedade recebeu certificado de moção de aplausos concedido pela Defensoria Pública Estadual.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus
  • publicado 05/10/2020 12h53
  • última modificação 05/10/2020 12h53

O Grupo de Estudo Velhice, Cultura e Sociedade (GEVCS), do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São Luís – Centro Histórico, recebeu Certificado de Moção de Aplausos e Reconhecimento a representantes de instituições/entidades parceiras que atuam na defesa e valorização da pessoa idosa no Estado do Maranhão. A honraria foi concedida Defensoria Pública do Estado do Maranhão, por meio do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (CIAPVI), no evento “Valorizando quem valoriza”, alusivo ao Dia Internacional da Pessoa Idosa (1º de outubro).

Na ocasião, o GEVCS foi representado por sua líder, a professora Terezinha Campos. Desde 2013, o grupo vem atuando em ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas para o envelhecimento e velhice, integrando a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa no Estado do Maranhão (Renadi-MA) e contribuindo para a promoção da solidariedade intergeracional. “É um reconhecimento importante para todos nós que compomos a RENADI-MA e nos motiva ainda mais a continuar na luta. Eu estou nela há mais de 20 anos e o Grupo já tem 7 anos, com essa missão de contribuir para a produção e difusão de conhecimentos em Gerontologia enquanto campo científico multi e interdisciplinar, desenvolvendo, articulando e apoiando ações de ensino, pesquisa e extensão”, aponta a professora Terezinha Campos.

O Grupo Estudo Velhice, Cultura e Sociedade envolve servidores, alunos, ex-alunos e parceiros e busca sempre gerar oportunidades de inserção do IFMA na Renadi e no cenário das instituições que incentivam o fortalecimento da Política Nacional e do Estatuto do Idoso na busca pela concretização de seus objetivos em prol da qualidade de vida da pessoa idosa.  “Neste ano de 2020, o Estatuto (Lei 10.741/03) completou 17 anos com muito ainda a ser realizado. Como instituição de ensino tão importante para o país temos que nos voltar para questões fundamentais que estão postas nesses instrumentos de validação de direitos, a exemplo da promoção de alternativas de participação intergeracional, da criação de programas educacionais e da abordagem de conteúdos relacionados ao envelhecimento nos distintos níveis de ensino. O IFMA pode fazer muito pelos velhos e velhas do nosso Maranhão, pode fazer muito pela Renadi-MA. E nós vamos continuar nosso trabalho, colaborando para que isto seja concretizado”, ressalta a professora.

Essa é a segunda menção honrosa que o GEVCS recebe. A primeira foi em 2018, em Brasília, no Congresso Internacional de Tecnologia e Inovação em Gerontologia (CITIG) quando houve a apresentação de um relato de experiência do grupo. A entrega da moção pela Defensoria Pública do Estado do Maranhão ocorreu de forma presencial no dia 1º de outubro, na área externa da sede do órgão, localizada no Centro Histórico de São Luís – MA. O evento seguiu o protocolo de segurança definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Semana do Idoso 2020

Em razão das medidas de distanciamento social, nesse ano não será possível realizar atividades presenciais da Semana do Idoso. Contudo, ao longo do mês de outubro, o GEVCS vai divulgar virtualmente várias ações relacionadas ao mês da pessoa idosa. São elas:

1) Podcast Velhicidades: Áudios com passagens curiosas da cultura ludovicense e perfis de personagens idosos extraídos de livros de autores maranhenses e o conteúdo é narrado por alunos, servidores do IFMA e pessoas idosas. As postagens serão feitas no Instagram do GEVCS;

2) “Os velhos da minha vida”: breves relatos que homenageiam pessoas idosas que passaram pela vida de muitos e deixaram lembranças memoráveis. As postagens serão feitas no Instagram do GEVCS;

3) Velhice, música & poesia: minivídeos com apresentações de alunos do IFMA homenageando o 1º de outubro. As postagens serão feitas no Instagram do GEVCS;

4) São Luís, cidade amiga da pessoa idosa – patrimônio para colorir: kit com 30 imagens em rascunho preto-e-branco originadas de fotografias autorais, digitalizadas e impressas para serem coloridas. Inclui breve tutorial com identificação, localização e curiosidades dos monumentos/paisagens retratadas.

O material das atividades 1 e 3 será disponibilizado para Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).