Página Inicial > Notícias > Campus Centro Histórico entrega kits de EPIs para comunidades carentes

Campus Centro Histórico entrega kits de EPIs para comunidades carentes

A iniciativa é uma ação de combate e enfrentamento à Covid-19 e doou toda a produção para bairros carentes, feiras, um asilo e um instituto que atende pessoas com câncer
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus.
  • publicado 06/10/2020 16h40
  • última modificação 06/10/2020 16h41

Um grupo de servidores do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São Luís Centro Histórico, sensibilizados com a situação das comunidades carentes, desenvolveu um projeto de extensão para enfrentamento à Covid-19 com o objetivo de produzir e distribuir 1000 kits de EPIs (máscara, álcool glicerinado e solução de hipoclorito) a comunidades em situação de vulnerabilidade econômica e desta forma contribuir para a minimização dos riscos a infecção.

Financiado pelo aditivo do Edital de Fluxo Contínuo Nº01/2020 da Pró-reitoria de Extensão do IFMA, o projeto do Campus São Luís Centro Histórico conseguiu chegar às comunidades.

O primeiro passo foi a produção dos EPI”s e Reagentes. Em função do trabalho remoto, a equipe executora fez uma escala de revezamento para conseguir realizar a produção.

Os materiais de proteção contra a Covid-19 têm sido recebidos com alívio nas comunidades do Centro Histórico, Desterro, Portinho, Praia Grande, São Francisco, Mojó e Iguaíba. Além de entregas nos bairros, foram realizadas distribuições no asilo de mendicidade do bairro São Francisco, no Instituto Antônio Bruno no bairro Cohab Anil e nas feiras do Mangueirão, São Francisco e João de Deus.

Ao total foram doados mais de 1100 kits, sendo que cada kit continha 1 L de álcool glicerinado, 1 L de solução de hipoclorito e duas máscaras faciais em tecido de algodão. “O projeto foi uma excelente oportunidade de ajudar as comunidades na prevenção ao combate da COVID-19’’, comentou a servidora Diana Silva de Araújo, membro da equipe executora.

“O projeto me rendeu muitos conhecimentos laboratoriais, além de mostrar a importância da solidariedade nos dias atuais”, comentou a aluna Iasmin de Castro da Silva, membro da equipe executora.

“Nesse momento tão difícil que estamos vivendo por conta da pandemia tive a felicidade de contribuir com este projeto, ajudar pessoas que necessitavam, então tudo isso se torna muito gratificante”, comentou a servidora e membro da equipe executora, Daniele Saraiva Monteiro de Moraes.

Para Carmen Hellen da Silva Rocha, servidora e coordenadora do projeto, “foi uma tarefa desafiadora e cansativa, no entanto, a gratidão por temos concluído nossas metas e realizar as entregas dos kits são imensuráveis”. A equipe agradece ao IFMA pela oportunidade de desenvolver este projeto, em especial ao Campus Centro Histórico.

“Os agradecimentos são extensivos aos parceiros na logística de entrega: a Coordenação do Convento das Mercês, para as entregas nas comunidades do entorno do Centro Histórico; a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SEMAPA), para as entregas nas feiras; e à direção do Campus Centro Histórico pelo apoio durante toda a execução do projeto”, acrescenta Carmen Rocha.