Página Inicial > Notícias > Evento debate ensino de Arte nos Institutos Federais

Evento debate ensino de Arte nos Institutos Federais

Mesa-redonda será realizada na próxima-quinta-feira (22) pelo Google meet. Inscrições são gratuitas.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus
  • publicado 20/10/2020 11h17
  • última modificação 20/10/2020 11h17

Estão abertas as inscrições para a mesa-redonda “Cursos de formação técnica em Arte nos IFs”, que será transmitida na próxima quinta-feira (22), às 19h. A atividade integra a programação do Arte-Pró-Nobis na Quarentena, evento da Associação Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais – ANPAIF. Desde o mês de junho, o evento vem promovendo diversas ações virtuais, como rodas de conversa, palestras, mesas-redondas, entre outras, com o objetivo de fortalecer os vínculos entre os professores de Arte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) e promover espaços de trocas e compartilhamentos durante a quarentena.

A mesa-redonda terá a participação do professor Diêgo Jorge Lobato, que é mestre em Design, Arte e Tecnologia, e irá apresentar sua prática docente no curso técnico integrado em Artes Visuais no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São Luís – Centro Histórico. Além dele, o espaço contará com o professor Adrio Schwingel, do Instituto Federal do Paraná (IFPR), e do professor Draylton Siqueira Silva, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), e mediação do professor Paulo Sérgio Costa Sousa, do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT).

O ensino de Arte nos Institutos Federais é marcado por uma forte tradição. Muitos artistas atuantes nas comunidades onde os IFs estão inseridos tiveram suas formações em grupos, projetos ou em cursos técnicos, muitos destes com suas origens nas Escolas Técnicas Federais ou nas Escolas de Aprendizes Artífices. Muitas vezes a descoberta e a opção pela carreira artística são influenciadas pela qualidade do ensino e do professor de Arte dos IFs, o que colabora sobremaneira para a identificação dos Institutos como centros de referência na formação de artistas. Os debatedores vão discutir o cenário da pandemia e das novas políticas do Ministério da Educação (MEC) para os IFs, que se reflete em cortes orçamentários, dificuldades de contratação de novos servidores, contingenciamentos e ensino remoto. A partir dessa contextualização, serão discutidas as mudanças e os desafios para a sobrevivência dos cursos técnicos em Arte dos Institutos Federais.

O quê: Mesa-redonda “Cursos de formação técnica em Arte nos IFs”

Quando: Dia 22/10, às 19h

Local: Google meet. O link será disponibilizado na bio do Instagram @anpa_if e na descrição da atividade no Even3. Será também enviado por e-mail para todos os inscritos na atividade.

Convidados: Adrio Schwingel – IFPR (curso técnico subsequente em Teatro), Diêgo Jorge Lobato Ferreira – IFMA (curso técnico integrado em Artes Visuais) e Draylton Siqueira Silva – IFPB (curso técnico integrado e subsequente em Música).

Mediação: Paulo Sérgio Sousa Costa – IFMT.