Página Inicial > Notícias > Campus Centro Histórico comemora 10 anos do curso de Artes Visuais

Campus Centro Histórico comemora 10 anos do curso de Artes Visuais

O Projeto Diálogos Culturais apresentará nesta sexta-feira (18) mesa redonda, no formato live, às 18 horas, no canal do Youtube do Campus Centro Histórico para comemorar a data
  • publicado 18/12/2020 13h55
  • última modificação 18/12/2020 13h55

Em comemoração aos 10 anos do curso de Licenciatura em Artes Visuais do IFMA, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Centro Histórico realiza nesta sexta-feira, 18 de dezembro, o Projeto Diálogos Culturais, no formato de mesa redonda, com a participação de alunos e ex-alunos do curso. A proposta é fazer uma retrospectiva de todos esses anos da licenciatura e apontar as contribuições e as perspectivas de uma graduação que tem como foco o encantamento e os significados visuais das Artes.

No formato de live, o encontro será virtual, às 18 horas, e terá a participação cultural do músico Wilson Zara. Essa parte cultural sempre acompanhou o Projeto Diálogos Culturais, que procura incentivar e valorizar a produção artística local. A atividade será transmitida no canal do Youtube do Campus Centro Histórico:

Acesse: Canal do Youtube do IFMA Campus Centro Histórico

Além disso, também terá a participação de professores que ao longo desses anos tem acompanhado a evolução do curso. “A Licenciatura em Artes Visuais tem contribuído para a formação de professores de Arte legalmente habilitados, o que é muito significativo, pois ainda há um déficit de profissionais formados na área atuando nos setores da educação. Ademais, tem contribuído para a formação acadêmica de artistas que desejam se aprofundar em técnicas e teorias da arte”, afirma a professora Luciana Barros, coordenadora do curso.

Durante uma década de curso, a contribuição para alunos que já cursaram ou que ainda estão cursando a graduação de Artes Visuais, é vital para sua afirmação profissional, ainda mais que o Curso de Licenciatura em Artes Visuais do IFMA está situado no Campus do Centro Histórico de São Luís, galeria de grandes nomes das Artes da nossa cidade.

Para a aluna Ramires Corrêa, do 7º período do curso, foi uma janela de oportunidades para o conhecimento. “Sempre pensei em cursar uma faculdade. De onde venho, as coisas podem ser difíceis de se concretizar. Mas quando tive a oportunidade de cursar Artes Visuais no IFMA, foi uma grande meta alcançada. O IFMA em si possibilita essa realização. O curso vem com inúmeras recursos para práticas, visitas técnicas, professores incríveis e acessíveis e o melhor é sua localização: o Centro Histórico de São Luís”.

Para ela, não há local melhor para se implantar uma Licenciatura em Artes Visuais, do que no centro das melhores e maiores fontes de cultura de São Luís. Museus, Centros Culturais, teatros, marcos históricos, tudo envolta do IFMA-CCH. “O curso ajudou-me a conhecer e me envolver na história da cidade, ajudou ampliar meu conhecimento de mundo e meu ciclo de amigos, ampliou meus conhecimentos práticos, sobre pintura, desenhos, fotografia, dentre outros”, enfatizou a graduanda.

Dessa forma, o curso de Licenciatura em Artes Visuais do IFMA tem sido fonte de conhecimento e de oportunidades para todos aqueles que procuram qualificar seu modo de fazer artístico.